Com soluções tecnológicas que se adequem às necessidades e ao segmento de cada empresa, a contabilidade para varejo é parte fundamental deste ecossistema, a qual será consequência de um processo bem definido. O ecossistema bem estruturado trará segurança, lucratividade e otimização de processos, todos alinhados às demandas legais e as mudanças de mercado. Criando mais valor no seu negócio e um cenário favorável para que o empresário tome decisões assertivas e fundamentadas.
A contabilidade para empresas varejista é bem diferente das práticas contábeis aplicadas às demais empresas como indústrias, agrícolas e prestadores de serviços. Itens como giro de estoque, tributação, atendimento ao cliente, gestão dos cartões de crédito a receber, fluxo de caixa, etc. devem ser minuciosamente estudados para que o varejista tenha sucesso em seu negócio.
De forma bem resumida, o comércio varejista é simplesmente a compra de um produto já pronto e sua revenda ao consumidor final. Porém, devido à grande variedade de ramos de varejo, cada atividade econômica no segmento tem suas particularidades. Aquilo que se é aplicado a um comércio de calçados por exemplo, não é aplicado a um comércio de cosméticos ou supermercado. O empresário varejista poderá encontrar dificuldades em como tributar os produtos vendidos, calcular o preço de venda, realizar as compras corretamente, gerir os recebíveis em cartão de crédito/débito.
A gestão das mercadorias também é fundamental para o sucesso e é um desafio a ser superado. Saber calcular o preço de venda corretamente, entender o mercado, público e concorrência, fará com que o empresário tome as decisões certas no momento de realizar as compras de mercadorias. Uma empresa que trabalha no ramo da moda, por exemplo, precisa ficar atenta a estações do ano e as tendências de mercado para ter em seu estoque mercadorias que serão procurados pelo consumidor sem ficar encalhadas quando a procura cair.
Além do mais, o fisco vem intensificando a atuação junto a empresas, buscando possíveis erros e sonegadores fiscais. Atualmente, nas empresas do simples nacional, a Receita Estadual do Espírito Santo opera com a chamada Cooperação Fiscal, que nada mais é do que o cruzamento das vendas através de cartão de crédito, obtidas através da DECRED com as vendas informadas na apuração do simples. A DECRED e a movimentação financeira também são utilizadas para outros tipos de cruzamento de dados e análises do fisco sobre as empresas.
Aqui na Grassi Contabilidade contamos com o Domínio Contábil Plus da Thomson Reuters, JDrel Sistemas, e-Auditor, dentre outras ferramentas, além da parceria com a Agilize BPO Financeiro, tudo isso para prestarmos um serviço sempre com maior qualidade e com agilidade, fornecendo números para a tomada de decisão dos empresários, tributação correta, aproveitando todos os benefícios que a legislação brasileira possa trazer, gerando economia e protegendo nossos clientes de futuras sanções fiscais.